A cor tem seu próprio significado, possui valor de símbolo pois comunica uma ideia, que pode ser de leveza, alegria, sobriedade, status, etc. Escolhemos as cores de acordo com o gosto pessoal, estilo, moda, ocasião,... e para uma escolha harmoniosa, é importante saber como as cores reagem entre si e a impressão que transmitem.
 Na maquiagem, a escolha adequada das cores, cria um equilíbrio entre a cor dos olhos, cabelos e pele, deixando o rosto com um aspecto mais luminoso, saudável, jovem, ressaltando os pontos fortes.

Um ótimo guia para orientar nas escolhas é o Disco das Cores (também conhecido como Disco de Newton) que é formado pelas cores primárias, secundárias e terciárias. 
Vou explicar como usar o disco e para entender melhor, vou explicar também um pouco sobre essas cores.

O VERMELHO, o AMARELO e o AZUL são as CORES PRIMÁRIAS. São cores puras que dão origem a todas as outras cores.

A mistura de duas cores primárias em proporções iguais, formam as CORES SECUNDÁRIAS:
Amarelo + Vermelho = LARANJA
Azul + Amarelo = VERDE
Vermelho + Azul = ROXO


A mistura de uma cor primária com uma secundária, forma as  CORES TERCIÁRIAS (no disco estão entre as primárias e secundárias):

Amarelo + Verde = LIMÃO
Azul + Verde = TURQUESA
Azul + Violeta = ANIL
Vermelho + Violeta = FÚCSIA
Vermelho + laranja = TOMATE
Amarelo + Laranja = ABRICÔ
As cores também criam a impressão de temperatura: 


As CORES QUENTES - tons de vermelho, amarelo, laranja, dourado - caracterizam-se como cores vibrantes, alegres, agressivas, sensuais. Transmitem sensação de calor, são dinâmicas e estimulantes. Mais luminosas, criam a impressão de saliência.

As CORES FRIAS - tons de azul, verde, roxo, prateado, pink - proporcionam a sensação de calma, tranquilidade e frescor. São menos luminosas e dão a sensação de profundidade.
As CORES NEUTRAS (preto, branco, cinza) e os tons de marrom são bem versáteis e combinam com muitas cores do disco.
Para harmonizar as cores dá para utilizar as CORES COMPLEMENTARES, CORES ANÁLOGAS, COMBINAÇÕES TRÍADES OU MONOCROMÁTICAS:

As CORES COMPLEMENTARES são opostas dentro do disco das cores (estão ligadas pelo traço). Considerando as cores primárias (o vermelho, o amarelo e o azul ), a complementar de cada uma delas será a soma das outras duas. Portanto a cor complementar de uma cor primária será sempre uma secundária, resultante da soma das outras duas cores primárias. 
Exemplo:
O vermelho e o verde (amarelo + azul);
O azul e o laranja (amarelo + vermelho);
O amarelo e o roxo (azul + vermelho);  

Olhando as cores terciárias, são complementares: verde limão/ fúcsia. turquesa/ tomate, abricô/ anis.

São usadas para criar contrates, produzindo um realce agradável, dando força e equilíbrio em uma composição.
Outra característica importante das cores complementares é que elas se neutralizam. É por isso que uma olheira arroxeada é neutralizada com corretivo amarelo e uma espinha, que é um ponto vermelho, é neutralizada com corretivo verde.
Quem tem cabelos loiros, pode criar um contraste usando uma sombra ou roupa violeta, por exemplo.

A combinação TRIANGULAR/ TRÍADE traz opções coloridas harmônicas - no disco das cores, essa combinação forma um triângulo de três partes iguais composto pelas cores primárias ou secundárias: amarelo + azul + vermelho ou violeta + laranja + verde.


As CORES ANÁLOGAS aparecem lado a lado no disco, sendo da mesma família (possuem a mesma cor básica): tons de azul e verde, azul e violeta, laranja e amarelo, vermelho e laranja.
São usadas para dar a sensação de uniformidade. A composição em cores análogas são consideradas elegantes, e podem ser equilibradas com uma cor complementar.
Já as coordenações de cores complementares resultam em combinações com mais destaque, mais criativas, e nesse caso também, dar mais de um destaque no look pode ter efeito desastroso! 


A composição MONOCROMÁTICA - é o uso de uma só cor com variações de tonalidades (mais clara ou escura) - é o tom sobre tom (exemplo: verde claro + verde médio + verde escuro). É uma combinação elegante mas algumas vezes pode ficar monótona e muito séria, o que pode ser quebrado com o uso de uma outra cor.



Sigam 





Beijos fiquem com Deus, e até o próximo post.