É curioso como a chegada do inverno está intima mente relacionada com a temporada da preguiça! Muitas pessoas que passaram o verão inteiro treinando e se alimentando de forma adequada para entrar bem nos trajes de banho e roupas mais curtas acabam se esquecendo que é primordial manter a rotina de exercícios e os hábitos saudáveis de alimentação também nesta estação do ano. Pensando nessa tendência de comportamento, o Centro de Bem-Estar Levitas (www.levitas.com.br) enumera algumas dicas de alimentação que vão ajudar a manter a forma. Afinal de contas, saude e qualidade de vida estão em primeiro lugar também na estação mais fria do ano.
Segundo André Pellegrini, nutricionista do Centro de Bem-Estar Levitas, alguns estudos apontam que há uma pequena diferença na absorção de carboidratos durante o inverno. “Algumas pessoas absorvem mais carboidratos nesse período do ano, o que favorece o ganho de peso”, afirma. E curiosamente durante o inverno é mais frequente o ataque a alimentos ricos em carboidratos como pães, fondue, risotos e caldos. “Não há uma justificativa plausível para esse aumento no consumo de carboidratos. O ideal nesse período é manter uma alimentação leve e igualmente balanceada, da mesma forma que durante todo o resto do ano, mas tendo adaptações no cardápio que se adéquem mais às suas preferências”.

ABAIXO ALGUMAS DICAS
 Mantenha um alto consumo de vegetais (folhas e legumes) durante todo o ano, mas para o inverno, substitua parte dos vegetais crus pelos cozidos em sopas ou refogado.
 Aproveite o inverno para ter uma alimentação leve na hora do jantar. Já é costume do brasileiro o consumo de sopa nesta estação. Abuse desde que deixe de lado queijo ralado, torradas e azeite.
 Cuidado para não reduzir o consumo de frutas e sucos.
 Não use como desculpa para comer mais o fato de haver mais oferta de alimentos calóricos neste período. Queijos, fondue, risotos e massas reinam nos cardápios. Se for indispensável ingeri-los, faça com moderação.
Outro dado interessante relacionado ao inverno é a redução de exposição ao sol, o que merece atenção, afinal a vitamina D, responsável pela absorção de Cálcio, só é ativada com a exposição adequada da pele à luz solar. Por esse motivo, é importante dar ênfase ao consumo de alimentos ricos nessa vitamina, como peixes, gema de ovo e fígado, entre outros.
Tendo em mente todas essas necessidades, seguem abaixo algumas dicas de pratos que podem fazer seu inverno bem mais saudável e gostoso:
 Sopa de abóbora com ricota (ou cottage)
 Sopa de caldo verde com músculo picado
 Legumes grelhados (tiras de cenoura, abobrinha, batata, fatias de tomate) com peixe assado
 Risoto com brócolis, aspargos e frango desfiado
 Panqueca (massa fina e com farinha integral) com recheio de ricota e espinafre
 Mini Beirute (integral) com rosbife, mussarela light, alface e tomate