A cada faixa etária o nosso organismo tem necessidades diferentes. De acordo com a idade a mulher precisa de uma alimentação rica em determinados alimentos e com restrições em outros para funcionar bem e garantir a boa forma.
As vitaminas e os minerais, exercem um papel fundamental em todas as fases da vida, já que são os nutrientes essenciais na formação dos ossos, dentes, cartilagens, no desenvolvimento mental e atuam como substancias reguladoras para o bom funcionamento do organismo.
A atenção e os cuidados com a alimentação devem ser redobrados nos momentos de transição, como menopausa e gravidez em que o corpo necessita se adaptar a uma nova realidade.


ATÉ OS 30 ANOS




O metabolismo da mulher esta a todo vapor, e é mais fácil perder peso, já que o organismo responde mais rápido as mudanças nos hábitos. Mais isso não quer dizer que tenhamos que descuidar da alimentação.
Para se manter saudavel a mulher de 30 anos precisa consumir hortaliças diariamente substituir o sal pelo tempero com ervas e fugir dos excessos. Não precisa riscar as guloseimas da dieta, somente precisa reduzir o refrigerante, a pizza, o salgadinho e trocar pelas frutas quando a fome bater, coloque no prato alimentos integrais, vale para o arroz, massas e pães. As fibras presentes nesses alimentos aumentam a saciedade e estimulam o intestino. Feijão, lentilha, carne vermelha magra, grão-de-bico são boas fontes de ferro, que fica em baixa nessa faixa etária.
Leite, queijo e iogurte com baixo teor de gordura fornecem o cálcio, que entre varios benefícios, servem para amenizar a irritabilidade e a ansiedade causadas pela TPM.





Entre 30 e 40 anos

Com a idade já avançando, o organismo vai ficando mais lento e emagrecer já não é tão fácil como antes. As mulheres precisam reforçar a ingestão de ferro, ácido fólico e cálcio, investindo em carne suína  feijão, laranja e carnes magras. Os vegetais e os carboidratos integrais não devem ficar de fora da alimentação.
Os chás podem ser ótimos aliados nessa fase. Os chás verde, branco e vermelho são ricos em antioxidantes, por isso ajudam a desinchar, desintoxicar, aceleram o metabolismo e retarda o processo de envelhecimento.


Após os 40 anos


A dieta deve conter alimentos fontes de fibras, além de antioxidantes e antiinflamatórios.
O ideal nessa faixa etária é moderar no sal e no açúcar, controlar a ingestão de gordura e maneirar no café. Tudo para diminuir os niveis do colesterol, e evitar outras doenças como diabetes e hipertensão.
Com a chegada da menopausa, é preciso incrementar o cardápio com alimentos que contenham fitoestrógenos, substancias que funcionam como uma alternativa de reposição hormonal e auxiliam no alivio de alguns sintomas, como as ondas de calor.